Nascida em Catolé do Rocha, no interior da Paraíba, mas criada na cidade polo paraibana de Sousa, uma das mais importantes do Estado, a prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, retornou à cidade que a acolheu na infância, adolescência e princípio da vida adulta para compartilhar, com seus conterrâneos, sobre o sucesso obtido nas urnas no último 5 de outubro, e o futuro do município.
A gestão de Josemira em Canaã, e sua reeleição com mais 80% dos votos válidos, foram destaque na programação de duas emissoras sousenses, nesta quarta-feira (16), nas rádios Líder FM e Progresso FM, nos programas Cidade Notícia e Bom Dia Sertão. Em pauta, as ações desenvolvidas no município, que é destaque em crescimento econômico e geração de emprego no país, e hoje ostenta o segundo maior PIB do Pará, além de abrigar o maior projeto de mineração do mundo.
Josemira destacou sua trajetória escolar e profissional, iniciada no município paraibano. “Estudei a vida toda em colégio estadual, fiz o meu segundo grau e prestei vestibular pra direito aqui, na Universidade Estadual da Paraíba, aqui também me casei, e fui embora para o Pará, há quase 30 anos”, lembrou.
Sobre a responsabilidade de ter recebido uma das maiores votações proporcionais do país, comentou. “Me sinto muito honrada e amo o povo de Canaã dos Carajás, meu compromisso é de trabalho e quero trabalhar ainda mais”.
A prefeita reeleita ressaltou alguns pontos que, na sua avaliação, contribuíram para o destaque na gestão. “Criamos o maior programa habitacional do país. Só em Canaã entregamos um cartão para as pessoas reformarem ou construírem sua casa.
Construímos 200 km de asfalto no campo, e trocamos todas as pontes de madeira por pontes de concreto. Também fizemos as principais rodovias de acesso, criando uma Canaã além das fronteiras”.
Entre os desafios para o próximo mandato, ela listou: a construção do aeroporto, a criação de novas matrizes econômicas para o município, de um Distrito Agroindustrial e investimentos no turismo, além de seguir “cuidando das pessoas”.
“Eu invisto muito das pessoas, passei por muita dificuldade, e onde estiver eu vou lembrar das pessoas que mais precisam”, disse. “A população merece respeito e cuidado e a política é um meio de transformação de vida. Eu tive a minha vida transformada pela educação pública”, concluiu.