Uma denúncia anônima chegou a redação do Gazeta Carajás na tarde desta sexta-feira (15). Por meio de um vídeo, um trabalhador que atua na construção de moradias populares, obra da Prefeitura de Canaã, denunciou que profissionais estão vivendo em situação análoga à escravidão no município.
Segundo as informações, os trabalhadores vêm de fora para atuar em Canaã contratados pelas empresas terceirizadas e, quando chegam ao município, precisam dormir no chão. O vídeo revela ainda que os trabalhadores não possuem banheiros, acomodações privadas e condições dignas para trabalhar.
Outro ponto exposto pelo trabalhador é que os profissionais não possuem um “salário fechado”, e que recebem pela diária trabalhada. E os valores, segundo a denúncia, estão bem abaixo do que o mercado canaense paga.
Os profissionais também estão sem acesso a todas as refeições necessárias para um dia de trabalho. A janta, informam, não está sendo servida devidamente e quem deseja comer à noite, após o esforço de uma obra, precisa tirar do próprio bolso. O mesmo vale para o café da manhã.
Além disso tudo, o vídeo detalha que os profissionais trabalham de bermuda, sem todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários, pois não têm acesso a ele.
A informação viralizou nas redes sociais e preocupa toda a comunidade de Canaã
Veja o vídeo na íntegra: https://www.instagram.com/reel/C4ksAT0O7c5/?igsh=ZjA3dXdzNXlrenNm
A Prefeitura de Canaã foi procurada pela reportagem e enviou a seguinte nota.
A Prefeitura de Canaã dos Carajás tomou conhecimento da situação e, de imediato enviou uma equipe de fiscais ao local, que não confirmou a situação relatada pela notícia.
Ainda assim notificou imediatamente as empresas envolvidas nas supostas irregularidades, que afirmaram tratar-se de uma situação distorcida.A Prefeitura não coaduna com nenhuma ação ou atitude de desrespeito aos direitos trabalhistas e, que firam a dignidade humana e, portanto, se mantém atenta e vigilante a quaisquer quebra de direitos, exigindo das empresas prestadoras de serviço o mesmo comportamento.