No último dia 13 de outubro de 2024, a maratonista Francisca Alves Silva representou Canaã dos Carajás na Chicago Marathon, uma das maiores e mais tradicionais corridas de rua do mundo. Em sua terceira maratona — e segunda internacional — Francisca competiu ao lado de 55 mil atletas de mais de 100 países, que se reuniram no Grant Park, em Chicago, para uma das provas mais aguardadas do calendário esportivo.
Com o apoio do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Canaã que procura incentivar a prática esportiva e atletas locais, Francisca pôde custear suas despesas de viagem, incluindo passagem, alimentação e infraestrutura necessária para a competição. “O Bolsa Atleta foi fundamental para que eu pudesse participar desse evento. Sem esse apoio, seria muito difícil realizar um sonho como esse”, destaca a maratonista.
Com o incentivo de amigos, familiares e treinadora, Francisca enfrentou a prova com garra e determinação. “Foi uma experiência surreal”, descreve, acrescentando que a emoção tomou conta durante toda a corrida. “Sorria para todas as câmeras porque sabia que meus filhos, minha mãe, minha treinadora e amigos estavam me assistindo pela TV. Eu os senti comigo em cada quilômetro que corri”, conta Francisca, emocionada. Ela descreve a corrida como disputada, mas destaca o orgulho de ter feito uma bela participação, correndo com muita raça e energia.
Para Francisca, além de ser uma oportunidade de competir em um dos maiores palcos esportivos, foi um momento de superação pessoal e conexão com sua torcida, mesmo a milhares de quilômetros de distância.
No coração dessa jornada, Francisca destaca a influência de sua treinadora, Thays Taboada, que também já correu maratonas internacionais e foi sua grande inspiração. Para ela, o apoio e o exemplo de sua treinadora são um reflexo do poder das mulheres no esporte, que constantemente inspiram e fortalecem umas às outras. “Ouvir as histórias da minha treinadora me motivou a acreditar que eu também poderia conquistar meus sonhos”, conclui, reforçando como as conquistas de uma mulher podem abrir portas para tantas outras.