O mês de dezembro é a temporada de vendas mais aguardada pelo comércio, devido às festas de natal e fim de ano, a população tende a consumir bem mais se compararmos esse consumo ao das outras épocas do ano.
Em Canaã do Carajás não é diferente, Segundo Wender Damasceno Ribeiro, atual presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACIACCA), no mês de dezembro o aumento das vendas na cidade pode variar de 50 a 100%. Porém, de acordo com ele, essa crescente só pode ser observada em determinados setores do comércio, pois, dependendo do ramo de atuação da empresa, não há variações significativas no faturamento.
Um dos grandes fatores que determina o poder de compra das pessoas nesse período e, por consequência, o aumento no volume de vendas do comércio, é o 13º salário, benefício anual garantido a todo trabalhador e trabalhadora que exerce atividades formalmente remuneradas.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecômicos (Dieese), 92,2 milhões de brasileiros serão beneficiados com o 13º este ano, o benefício por si só será responsável por injetar na economia brasileira cerca de R$ 321,4 bilhões, conforme consta em uma nota emitida pelo departamento à imprensa na data de 13 de novembro de 2024.
No que diz respeito à apresentação de dados específicos que demonstrem o aumento das vendas e das contratações temporárias no mês de dezembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Canaã dos Carajás (SEMDEC), afirma que por não existir uma pesquisa oficial, nem órgão voltado para a coleta desses dados no município, não há como estabelecer de maneira oficial parâmetros comparativos entre anos anteriores, nem percentuais no aumento de vendas do mês de dezembro em relação aos outros meses do ano.
No entanto, os administradores do comércio local conhecem as possibilidades de faturamento do mês e, guiados pela experiência dos anos anteriores, não economizam na positividade das expectativas.
“A expectativa é muito grande, acreditamos que podemos alcançar nesse ano 30% a mais do faturamento obtido no ano passado, pois a cidade está economicamente favorável a isso.” Relatou Marta Rodrigues, gerente da filial das lojas Top Fama em Canaã dos Carajás.
Essa positividade tem uma forte razão de ser, já há alguns anos a cidade vem se destacando em âmbito nacional por estar sempre entre os maiores PIBs per capita do país, essa projeção se deve principalmente à extração de minério em seu território.
Além disso, houve no município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um crescimento populacional de 188, 51%.
Ainda sobre as expectativas do comércio local em relação às vendas de fim de ano, Gleidsson Moreira, gerente da Made in China variedades, disse que a loja se prepara o ano inteiro para essa época do ano.
“A diferença entre o que eu vendi, por exemplo, em novembro para o que a gente vai alcançar em dezembro é totalmente surreal.” Previu Moreira.
Aumento nas Contratações Temporárias
Outro fator relacionado diretamente com o aumento das vendas no mês de dezembro é a contratação temporária, as estimativas da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) são de 450 mil novas contratações entre os meses de outubro, novembro e dezembro.
Em entrevista, representantes lojistas do município afirmaram que o fluxo de clientes no mês de dezembro exige a prática dessa modalidade de contratação.
“A nossa loja faz contratações temporárias, porém, na maioria das vezes, quando o consultor se destaca, a gente consegue manter ele na loja.” salientou Adriana Mendes, consultora responsável da loja de Móveis e Eletrodomésticos Hiper Móveis, ao explicar a cultura da loja no que se refere à admissão de colaboradores provisórios em dezembro.