Canaã dos Carajás é uma cidade rica em diversos aspectos, com destaque para sua cena cultural. O município abriga uma grande variedade de artistas que, com suas mais diversas formas de expressões artísticas, formam um grande e autêntico mosaico cultural.
Nos grandes eventos promovidos pela prefeitura e, especialmente, no cenário underground dos grupos e artistas independentes, a arte pulsa e encanta públicos dos mais diversos gostos.
Uma prova desse potencial artístico é o Movimento Mozaico, que nasceu com a importante missão de reunir e fortalecer pessoas que praticam diferentes formas de arte, como teatro, dança, artes plásticas, escrita, entre outras.
Fundado em meados de 2024, o movimento, apesar de ainda jovem, já se destacou pelas suas grandes e originais realizações culturais, das quais destacamos o média-metragem "Papel e Caneta", exibido na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e atualmente disponível no canal de YouTube do Movimento Mozaico.
Segundo Ermerson Villar, principal idealizador do movimento, todas as produções foram realizadas de forma independente e sem incentivos financeiros públicos ou privados . “Fizemos o filme usando apenas um celular, acredita?”, revelou o artista.
O prêmio
Para consagrar e incentivar os artistas que mais se destacaram no ano de 2024, o Movimento criou o Prêmio Mozaico.
A primeira edição da premiação acontecerá no dia 21 de dezembro, e o principal critério para determinar os vencedores em cada categoria será o voto popular exercido via internet.
Para saber mais sobre o prêmio e como votar, acesse @movimentomozaico no Instagram. Lá você encontrará todas as categorias e informações detalhadas sobre o processo de votação. Não deixe de participar — seu voto é uma forma de apoiar e fortalecer ainda mais a cultura em Canaã dos Carajás.