Chove chuva
Pouco antes das 8h da manhã, uma forte, porém breve, chuva atingiu o município de Canaã dos Carajás. No entanto, essa brevidade não a impediu de adentrar por entre os minutos que se seguiram, encharcando ruas e avenidas, e impedindo a pontualidade de alguns funcionários da prefeitura e do comércio local.
Depois que os pingos cessaram de cair e a cidade retomou sua rotina, foi a vez de uma outra chuva entrar em ação. Em vários grupos de whatsApp pela cidade começaram a aparecer áudios e texto que insistiam numa mesma informação: O concurso público de Canaã dos Carajás será suspenso.
Uma das mensagens em áudios, classificados como encaminhada com frequência e sem a identificação do remetente original, dizia o seguinte:
“Pessoal, bom dia. Na verdade, eu já tinha essa informação desde sexta-feira, Que seria suspenso o concurso... E por quê? [...] É referente aos locais de aplicação (das provas). As pessoas inscritas estão questionando, junto aos meios de comunicação, sobre ter sido dividido o concurso para muitos municípios. Apesar que já estava previsto no edital, mas é uma decisão que não agrada o público. Portanto, foi suspenso.”
Relembrando o caso:
No dia 27 de setembro de 2024, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou oficialmente o edital com as informações sobre o concurso público da cidade de Canaã dos Carajás. Entre as orientações, o item 2.4, informava “Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares existentes nos locais de aplicação de prova disponíveis no município de Canaã dos Carajás/PA, a FGV se reserva o direito de alocar os candidatos em cidades próximas à determinada para a aplicação das provas.”
Até aí, tudo bem. No entanto, quando a banca examinadora divulgou os locais de provas na primeira quinzena de dezembro de 2024, muitos participantes se manifestaram contra os critérios usados para distribuição dos candidatos entre os municípios.
A reivindicação com mais adeptos foi a dos candidatos que residem em Canaã dos Carajás e não entendiam o por quê de a banca marcar suas respectivas provas para uma outra cidade. Foi justamente essa reclamação que levou a gestão municipal a interceder, junto a FGV, pelos concurseiros canaenses.
O resultado dessa intercessão foi registrado no site da prefeitura municipal de Canaã dos Carajás, por meio de um texto publicado no dia 13 de dezembro de 2024, intitulado: A pedido da gestão, FGV reavalia distribuição dos locais de prova do concurso público de Canaã dos Carajás.
“Após conversas com a Prefeitura de Canaã dos Carajás, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca examinadora designada para realizar o concurso público municipal, anunciou que irá reavaliar a distribuição dos locais de prova, levando em consideração o CEP cadastrado pelos candidatos no ato da inscrição.” Dizia um trecho do texto atribuído à Carol de Paula.
Agora melhorou?
Como prometido pela banca examinadora, a reavaliação foi feita. E no dia 2 de janeiro, a FGV lança um comunicado oficial sobre o assunto e, em anexo, uma nova lista constando o local de prova de cada candidato.
O fato é que melhorou para alguns, porém, muitos candidatos moradores de Canaã dos Carajás ainda estão reclamando. Pois, apesar da mudança de local, estes ainda se encontram na necessidade de se deslocarem em direção a outro município para a realização da prova.
“Primeiro a banca marcou a minha prova para Marabá, depois dessa reavaliação da FGV, vou ter que fazer a prova em Xinguara. Ou seja, vou ter que sair da cidade de qualquer jeito” Disse a estudante Lucília Maluab que mora em Canaã desde 2017.
A verdade até o momento
Foi nesse contexto de insatisfação que surgiram alguns boatos de cancelamento da prova desde o dia do lançamento da nova lista. Mas o clímax desse caos informacional aconteceu mesmo foi hoje pela manhã, com diversas mensagens distribuídas via Whatsapp afirmando a tal suspensão do concurso.
Até a conclusão desse texto, nenhuma informação oficial foi dada confirmando algum tipo de suspensão, ou cancelamento. Não há nada sobre isso no site da prefeitura municipal, tão pouco, no da Fundação Getúlio Vargas.
Na falta de informações oficiais, o que permanece é o que já foi dito oficialmente: Que as provas do concurso público de Canaã dos Carajás serão realizadas no dia 26 de janeiro de 2025, nas cidades paraenses de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Belém, Marabá, Xinguara, Redenção, Rio Maria e Água Azul do Norte.
Conforma a FGV, o cartão de confirmação de inscrição com o local de provas de cada candidato tem sua publicação prevista para 20 de janeiro de 2024.