Uma parcela importante dos vereadores de Canaã dos Carajás não será reeleita em 2024. Os parlamentares que compõem esse grupo estão perdidos em seus mandatos; culpa de suas próprias incapacidades legislativas, das dificuldades na articulação política e na escolha de assessores para compor seus gabinetes.
Sim, o gabinete legislativo não pode ser apenas um local para recompensar aliados em campanha ou para garantir apoio nas próximas disputas. Para o bem ou para o mal, o gabinete faz toda a diferença em um mandato.
Em Canaã, cada vereador tem direito a 12 assessores. Parlamentares inteligentes dividem a equipe em dois: parte política e parte técnica. Daí, basta dividir tarefas.
Parte técnica: atendimento ao público, pesquisa de informações para enriquecer o trabalho do vereador, apoio na elaboração de Projetos de Lei e indicações pontuais, assessoria de imprensa e marketing.
Parte política: monitoramento do eleitorado, “pós-venda” de mandato, agenda do vereador, divulgação em massa de ações.
Há vereadores que já compreenderam isso e estão trabalhando dessa forma. Vão ter sucesso nas urnas.
Por outro lado, há parlamentares que estão presos ao passado, acreditam em currais eleitorais e gastam os preciosos dias de seus mandatos na inércia. Em 2024, ainda vão ter a cara de pau de ir às urnas e pedir votos a uma população que esqueceram de olhar nos últimos quatro anos. Mas foi-se o tempo em que não fazer nada no mandato era algo que o eleitor ignorava.
O povo não é bobo e será implacável com os despreparados que se acham acima do bem e do mal. Estes não serão reeleitos, o que é até bom para a cidade.
Fonte: https://gazetacarajas.com/noticia/3095/vereadores-mal-assessorados-nao-serao-reeleitos-em-2024