As inscrições para o Processo Seletivo Próprio (Prosel) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) foram prorrogadas até a quarta-feira, 26 de março. Devido à instabilidade no site, a data para quem deseja ingressar na instituição foi estendida. Neste ano, estão sendo ofertadas 1.170 vagas em 43 cursos. Para se inscrever, o candidato deve ter realizado a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, podendo escolher com qual nota concorrer.
Os cursos são nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. Assim como nos anos anteriores, a Ufra adotou duas formas de ingresso nos cursos de graduação da universidade: o primeiro foi o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o segundo é o Prosel. No entanto, os candidatos devem ficar atentos, pois ainda poderão ser acrescentadas vagas não preenchidas no Sisu. As inscrições são gratuitas, somente pelo SIGAA.
Novo curso
Com vagas exclusivas para o Prosel, a Ufra lançou o curso de bacharelado em Gestão de Agronegócio, com 50 vagas ofertadas no campus Belém. O curso busca suprir uma lacuna na formação de profissionais que atuam no setor agropecuário, unindo conhecimento técnico e habilidades de gestão. O curso tem duração de 4 anos e será noturno.
Segundo a coordenadora, a professora Ligiana de Souza, o curso foi desenvolvido especialmente para a realidade da região Amazônica. “Este curso visa capacitar profissionais para enfrentar os desafios únicos da região, equilibrando a produção agrícola com a preservação ambiental, e trazendo soluções inovadoras para pequenos e médios produtores da agricultura familiar”, explicou.
Cronograma do Prosel 2025
Abaixo, leia com atenção o edital para o Prosel Ufra 2025