Que por volta das 11h:30 deste domingo, a Policia Militar foi informada de que várias pessoas estariam reunidas, as margens da PA 279 KM 30, cerca de 6 KM do Rio Caetete.
Que por ordem do MAJ JULIO - CMT do 36º BPM, o CAP MEDEIROS - SUB CMT, deslocou até o local informado, para averiguar a denúncia.
Que ao chegar no local, mantivemos contato com os senhores PAULO, GEOVANE e MARCO, indicados como possíveis líderes do movimento, onde os mesmos nos informaram que estavam no local somente para montar um acampamento, com objetivo de aguardar um responsável do INCRA de Marabá.
Segundo eles, o INCRA irá realizar um cadastro das famílias presentes no local, para futuramente se deslocarem para uma área próximo ao SITE (Empresa Vale), que segundo PAULO tal terra não possui documentação e que um cidadão chamado ANDREICK do INCRA havia repassado a informação aos mesmos.
PAULO informou ainda que no local estão presentes cerca de 400 famílias vinculadas ao FETAGRI (FEDERAÇÃO DOA TRABALHADORES RURAIS, AGRICULTORES E AGRICULTORAS, FAMILIARES DO ESTADO DO PARÁ), as quais estão inicialmente divididas em dois acampamentos.
O primeiro fica as margens do Rio Caetete, onde estão algumas mulheres e crianças, já o segundo, localizado onde está sendo construído o barracão.
O senhor PAULO informou também que pretendem permanecer no local, pelo período de 03 meses, que segundo ele, tempo em que irão realizar todos os cadastros das famílias e liberação para deslocamento e tomarem posse da terra indicada por ANDREICK, que também informou a DECA Redenção sobre a movimentação das pessoas vinculadas a FETAGRI.
Ao final do diálogo, os mesmos foram orientados a tomarem as devidas medidas de cautela, quanto a segurança, pois estavam se instalando as margens de uma rodovia muito movimentada, momento em que foi repassado o contato da PMPA, para que se houvesse necessidade eles solicitassem apoio.
Com PM e colaboração do repórter Juscelino Show de Tucumã