Seja bem vindo ao nosso site TV KARAJÁS - tvkarajas.com.br.

TV KARAJÁS
ANUNCIE AQUI 2
Pará

Vale vai construir a maior planta mundial de cimento com rejeitos em Parauapebas (PA)

Publicada em 13/02/25 às 08:12h - 1113 visualizações

por Redação


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Mina de minério de ferro Carajás |  (Foto: Credits: Vale)

A mineradora Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, está revolucionando ao anunciar neste mês de janeiro a construção da maior fábrica mundial de argila ativada que utiliza rejeitos de mineração para a produção de cimento. Instalada no estado do Pará, a maior planta de cimento sustentável da Vale faz parte da estratégia da empresa de expandir práticas sustentáveis e reduzir impactos ambientais.

Entenda como funcionará a fábrica que utiliza rejeitos de mineração da Vale

A maior planta de cimento sustentável, que será inovadora em sua escala e tecnologia, tem como missão transformar rejeitos de mineração em matéria-prima para a fabricação de cimento, promovendo uma solução ambientalmente responsável para a destinação de resíduos. Esse projeto está alinhado aos compromissos de sustentabilidade da mineradora Vale e promete impactar positivamente não só a economia local como todo o meio ambiente.

A maior planta de cimento sustentável será instalada no estado do Pará, onde a mineradora Vale conta com operações de grande porte na área da mineração.

A nova fábrica utilizará rejeitos de mineração, resíduos gerados no processo de extração mineral como insumo para a produção de cimento, uma prática que vem ganhando espaço em todo o globo, visto que une a eficiência econômica e traz redução de impactos ambientais.

O investimento na maior fábrica de cimento sustentável reforça o compromisso da mineradora vale com a inovação e o desenvolvimento sustentável. Além de reduzir o volume de rejeitos de mineração acumulados, o projeto contribuirá para a redução das emissões de gases poluentes no setor de construção, uma vez que o uso de rejeitos pode substituir parte das matérias-primas tradicionais, como calcário e argila.

Os impactos da maior planta de cimento sustentável da mineradora

O reuso de rejeitos de mineração para a produção do material da construção civil representa um avanço significativo na gestão de resíduos industriais. Tradicionalmente vistos como um desafio ambiental, os rejeitos têm o potencial para serem transformados em produtos de alto valor agregado.

A nova fábrica da mineradora Vale deve gerar empregos e renda aos moradores da região, contribuindo para o avanço socioeconômico do Pará. Além disso, o projeto abre portas para que outras empresas da área utilizem soluções semelhantes, gerando um maior avanço da sustentabilidade na mineração e construção civil.

Segundo especialistas, o uso de rejeitos de mineração para a produção de cimentos sustentável pode reduzir significativamente a demanda de áreas para disposição de resíduos, além de oferecer uma alternativa mais sustentável ao modelo tradicional de descarte.

Esta não é a primeira iniciativa da Mineradora Vale

Vale mencionar que esta não é a única fábrica de cimentos da empresa. Em 2023, a mineradora Vale inaugurou sua primeira planta piloto de produtos para a construção civil, cuja matéria-prima principal é o rejeito da atividade de mineração. 

Instalada na Mina do Pico, no município de Itabirito (MG), a fábrica promove a economia circular na operação de beneficiamento do minério de ferro.

Após o período de testes, a expectativa é que, a cada ano, cerca de 30 mil toneladas de rejeito deixem de ser dispostas em barragens ou pilhas para serem transformadas em 3,8 milhões de produtos pré-moldados de larga aplicação na indústria da construção civil, como pisos intertravados, blocos de vedação e de concreto estruturais, placas de concreto, manilhas, dentre outros.

Vale mencionar que a mineradora Vale conduz estudos de aplicação de rejeitos desde 2014. Seu uso na construção civil, em substituição à areia natural, é também uma solução ambiental.

Fonte: Click Petróleo e Gás




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Eliano Moreira da Silva

16/02/2025 - 20:46:33

elianomoreiradasilva007@gmail.com


Vadilson

13/02/2025 - 08:41:02

Que seja bem vindo essa fábrica de cimento pro nosso município mas emprego mas gentes procurando nossos imóveis pro alugar seja bem-vindo


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV KARAJÁS
Visitas: 39430   Usuários Online: 12
Nosso Whatsapp (94) 99102-3464
Copyright (c) 2025 - TV KARAJÁS - Canaã dos Carajás: Canal 17 / Ourilândia e Tucumã: Canal 16.1

Seja bem vindo ao nosso site TV KARAJÁS - tvkarajas.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!